Mudanças na publicidade atual (Parte 1) / Los cambios en la publicidad actual (Parte 1)


Português – Ontem, a edição impressa do jornal El Mundo, trouxe um suplemento muito especial de 20 páginas (entre anúncios, é claro), dedicado ao mercado publicitário. As páginas 2 e 3 trataram de lembrar as mudanças que os anúncios de TV estão sentindo, em tempos de crise. Embora ainda sendo uma forma massiva de informar o consumidor, no entanto nos últimos meses o setor sofreu perdas de mais de 28%, entre janeiro e setembro do ano passado.

Em todo o território espanhol, no próximo dia 4 de abril, acredita-se que as campanhas publicitárias na televisão sofrerão uma outra perda, devido ao encerramento do sinal de TV analógica, ou seja, diminuindo a quantidade de pessoas atingidas.

Mesmo com tantas reduções e a crescente transferência de investimentos para o setor digital, muitas empresas continuam investindo alto em todos os meios de informação, uma marca se destaca, tanto em território espanhol, quando brasileiro, é o caso da Procter & Gamble.

Segundo o El Mundo a empresa foi a líder em investimentos, com 52 milhões de euros, em um ano complicado. No Brasil dividiu espaço com a Danone e TIM entre as empresas que mais aumentaram a presença na mídia, segundo o artigo publicado recentemente no site Meio & Mensagem.

O periódico espanhol informa também que o setor que mais gastou em publicidade no a no passado foi o de higiene e beleza, chegando ao valor de 335 milhões de euros. E em 2010 a coisa vai ser ainda maior, pois a internet ficará com uma fatia maior, e cerca de 70% dos investimentos destinados aos meios tradicionais serão direcionados para a publicidade digital. Em um trecho da matéria o jornal faz questão de lembrar que as empresas que mais investem no mercado digital são aquelas que possuem maior bagagem em marketing.

As empresas de marketing, publicidade e consultoria estão se adequando ao novo mundo, e em muitas que já conheci pessoalmente, quase não existe um espaço para a publicidade tradicional, como cartazes e essas coisas consideradas arcaicas. Prova disso é surgimento de empresas novas, em formatoo totalmente digitais, como a londrina Naked, que já possui escritórios espalhados pela Europa, Estados Unidos, Ásia e Oceania, em só dez anos deexistência.. Inclusive vale a pena ler o artigo sobre essa empresa, publicada pelo blog CHMKT.

Outro nome que está se tornando referencia é a consultoria Nielsen Online, que emprega a ferramenta BuzzMetrics, que rastreia cerca de 3 milhões de comentários publicados em mais de 10 mil comunidades e 100 milhões de blogs, medindo o “sentimento” que um determinado produto ou serviço gera entre os internautas.

Em outra parte do extenso material publicado pelo El Mundo, é citado um fenômeno já conhecido no Brasil, que são as marcas genéricas, em solo espanhol conhecidas como “marcas blancas”. O momento é tão crítico para empresas centenárias como Danone e outros nomes do ramo alimentício, que muitas das afetadas estão incluindo em suas publicidades o valor de suas marcas, e a qualidade que seus produtos possuem. Mesmo assim o que se mais nota nos supermercados são prateleiras vazias onde se encontravam os tais produtos genéricos.

Além de estarem perdendo mercado para marcas até então inexistentes, as grandes sentem as consequências da crise financeira, que segundo muitos especialistas de Davos, não vai deixar a Espanha em 2010. A situação é tao grave que marcas como Freixenet resolveram repetir a mesma publicidade do ano anterior no Natal de 2009.

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Español – Ayer, la edición impresa del diario El Mundo, trajo un suplemento especial de 20 páginas (incluidos los anuncios, por supuesto), dedicada al mercado de la publicidad. En las páginas 2 y 3, trataba de recordar los cambios que los anuncios de televisión están sintiendo en tiempos de crisis. Aunque sea una manera masiva para informar al consumidor, sin embargo en los últimos meses el sector ha sufrido pérdidas de más de 28% entre enero y septiembre del año pasado.

En toda España, en el próximo 4 de abril, se cree que la publicidad en la televisión sufrirá otra derrota debido al cierre de la señal de televisión analógica, es decir, la reducción del número de personas afectadas.

Incluso con estas reducciones y la transferencia cada vez mayor de inversiones para el setor digital, muchas empresas siguen invirtiendo fuertemente en todos los medios, una marca se destaca, tanto en territorio español, cuando en el Brasil, es el caso de Procter & Gamble.

Según El Mundo, la empresa fue un líder en las inversiones, con 52 millones de euros, en un año difícil. En Brasil, la compañía compartió espacio con Danone y TIM entre las empresas que han incrementado su presencia en los medios de comunicación, de acuerdo con el artículo publicado recientemente en el sitio Meio & Mensagem.

El diario español también informa de que el setor que gastó más en publicidad en el pasado fue el de salud y belleza, alcanzando un valor de 335 millones de euros, y en 2010 lo será aún mayor, ya que la internet tendrá una porción más grande, y alrededor del 70% de las inversiones en los medios tradicionales se destinarán a la publicidad digital. En cierta parte del artículo del periódico se señala que las empresas que invierten más en el mercado digital son los que tienen más de equipaje en el marketing.

Las empresas de marketing, publicidad y consultoría se están adaptando al nuevo mundo, y muchos que han visitado personalmente, casi no hay espacio para la publicidad tradicional, como carteles y cosas consideradas arcaicas. Prueba de este cambio es la aparición de nuevas empresas en formato totalmente digital, como la compañía de Londres, Naked, que ya cuenta con oficinas en Europa, Estados Unidos, Asia y Oceanía, en sólo diez años deexistência. Incluso vale la pena leer el artículo acerca de esta empresa, publicado por el blog CHMKT.

Otro nombre que se está convirtiendo en la referencia es la consultoría Nielsen Online</a, que emplea la herramienta de BuzzMetrics, que sigue unos 3 millones de comentarios publicados en más de 10 mil comunidades y 100 millones de blogs, que abarca la “sensación” de que un determinado producto o servicio genera entre los usuarios de Internet.

En otra parte del extenso material publicado por El Mundo, se haya fijado un fenómeno conocido en Brasil, que son las marcas genéricas, en suelo español conocido como “marcas blancas”. El momento es tan difícil para algunas empresas, como Danone y otros nombres de la industria alimentaria, que muchas marcas afectadas están incluyendo en sus anuncios el valor de sus marcas, y la calidad que sus productos tienen, con cada vez más frecuencia. Sin embargo, lo que se nota más en los supermercados son los estantes vacíos en los que se encontraban los productos genéricos.

Además, estar perdiendo terreno al comercio sin la tradición, las grandes empresas sienten el impacto de la crisis financiera, que según muchos expertos en Davos, contunúa afentando la economía espahola en 2010. La situación es tan grave que marcas como Freixenet decidió repetir la misma publicidad el año pasado en la Navidad de 2009.

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4 thoughts on “Mudanças na publicidade atual (Parte 1) / Los cambios en la publicidad actual (Parte 1)

  1. Muito interessante! Essa transformação vem acontecendo há tempos, numa velocidade que cresce exponencialmente. Com certeza é hora de rever conceitos, ou essa hora já terá passado?

    Vc poderia falar mais sobre o BuzzMetrics?

    []s

    • Bom dia querida!

      Pois é, as mundanças sao velozes, e se queremos se posicionar de forma confortante num mercado tao dinâmico, é essencial conhecer as ferramentas em destaque. Quanto ao BuzzMetrics, o que lhe posso dizer é que se trata de uma empresa (Nielsen BuzzMetrics, Inc), que analiza e recolhe informaçoes publicadas em meios de comunicaçao digital, como as redes sociais. Para isso utiliza um conjunto de tecnologias e serviços que ajudam as empresas e marcas a medir, analisar e aproveitar o poder de influência dos consumidores online que compartilham experiências, conselhos, opiniões sobre questões de reputação, atendimento ao cliente e desempenho do produto.

      Enfim, espero que agora esteja mais claro para ti.

      Um grande beijo!

      Roberto Sena

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