“A nova queridinha da América” (Por: Isabel Borges)


A americana Jane Aldridge, de apenas 17 anos, viu sua vida mudar radicalmente num período de menos de dois anos. Jane passou de estudante de ensino médio no interior do Texas a celebridade internacional por meio de seu blog Sea of Shoes, onde ela divide com os leitores seu guarda-roupa e sua coleção de sapatos de marca que fariam inveja em qualquer estrela de Hollywood.

Seguindo a tendência internacional de blogs de estilo de rua, Aldridge começou seu blog pessoal em 2007, como uma forma de trocar idéias sobre moda com internautas de todo o globo. Seu estilo pessoal é tão peculiar e seu acervo de calçados tanto valioso quanto avant-garde que o Sea of Shoes não demorou muito a chamar a atenção de fashionistas do mundo inteiro. De menções em revistas de moda ao posto de garota-propaganda da marca Simone, alem de assinar uma coleção de calçados para a Urban Outfitters, Jane Aldridge transformou-se em ícone de moda. Esta fama quase que instantânea não foi de forma alguma produto do acaso – há muito a cena fashion precisa de uma musa real, inserida na vida real, que trouxesse um sopro de hálito fresco aos conceitos atuais de estilo. Por ser uma jovem estudante sem nenhum auxilio ou influência profissionais na área, sua postura frente à moda traz uma autenticidade às criações de grandes maisons que não se vê em uma atriz ou modelo, por exemplo. Ela mostra que as pessoas comuns podem também vestir peças extravagantes de designers conceituais e sentir-se confortáveis com isso.

O sucesso de Jane faz parte da revolução das comunicações que o planeta vivencia atualmente. Através da internet, qualquer indivíduo pode dar suas opiniões, mostrar suas roupas e, por que não, até ser um ditador de moda. Agora todos têm a oportunidade de fazer a diferença dentro deste universo que até pouco tempo atrás era restrito apenas aos estilistas, modelos e jornalistas especializados. Não é preciso mais ser famoso para inspirar multidões e lançar novas tendências, basta ter uma câmera na mão, um computador no colo e idéias na cabeça.

Enquanto blogueiros de todos os cantos do planeta começam a ganhar fama que extrapola o mundo virtual, Aldridge não dá sinais de perder a majestade: acaba de ser indicada pela Vogue para ser uma das adolescentes a debutar no exclusivo baile Crillon de 2009, em Paris, onde será vestida pela Chanel Haute Couture. O fato de uma garota interiorana estar incluída aonde anteriormente só entravam princesas e filhas de políticos ou magnatas mostra que a internet é, de fato, o supra-sumo da democracia mundial.

Quem assina

Isabel Borges, 21 anos, é estudante do oitavo período de Design de Moda. É criadora do blog De Viés, onde divide com o mundo algumas de suas grandes paixões: moda, maquiagens e cinema. Sonha em trabalhar em um veículo de moda, e já fez cursos na London College of Fashion.

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3 thoughts on ““A nova queridinha da América” (Por: Isabel Borges)

  1. Ah eu já conhecia o blog dela! É muito bom! Ela, definitivamente, é a mais nova ditadora de moda.

    Este post ficou ótimo…Parabéns!

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