TEDx: a versão brasileira do TED


TED

Já fazia algum tempo que queria falar um pouco sobre o TED, e não apenas explicar o significado dessas três letrinhas, mas tentar dizer o que representa pra sociedade como um todo.

TED (Technology, Entertainment, Design), ou (Tecnologia, Entretenimento, Desenho), é uma conferência, aliás, considero muito mais que isso, vejo como um acontecimento único, e considero ainda ainda que todos as comunidades deveriam ter a sua edição.

Tudo começou em 1984 na cidade de Monterey, porém nesse ano foi passou a ser realizada em Long Beach, outra cidade do estado da Califórnia, devido a um aumento do número de participantes.

A conferência ganhou tanta força que acabou ganhando versões pelo mundo, passando a ser chamada de TEDGlobal 2009, tendo cidades como Oxford, na Inglaterra, além de Mysore, na Índia, todas nesse ano.

Nomes reconhecidos mundialmente já palestraram por lá, como Bill Gates (fundador da Microsoft), Bill Clinton (ex-presidente dos EUA), Bono Voz (vocalista da banda irlandesa U2), Al Gore (vice-presidente durante a administração de Bill Clinton), e até Michelle Obama (esposa de Barack Obama).

Enfim, qual o tema tratado pelo TED? A resposta para essa pergunta pode ter milhares de variações, mas a principal é reunir num único lugar pessoas com grande ideias, e tentar difundir as mesmas num mundo cada vez mais complexo, ou seja, é um celeiro de grandes mentes pensadoras.

Originalmente o acontecimento tem como foco tecnologia, entretenimento e design, no entanto com o passar dos anos o negócio foi se expandindo de tal maneira que acabou se transformando também no lugar para debater temas como ciência, artes, política, educação, cultura, negócios, questões globais, tecnologia e desenvolvimento.

Com tantas pautas importantes e palestrantes como uma amplo conhecimento nas áreas em que atuam ou atuaram, um grande acervo de informação foi formado, e mais de 500 das palestras realizadas encontram-se no site do evento, e desde que foram disponibilizados para consulta online já foram acessados por mais de 50 milhões de pessoas, em cerca de 150 países.

Desde 2005 a organização do evento elege três pensadores em destaque e repassa a cada um a quantia de 100 mil dólares, para que possam realizar suas ideias. Tal premiação recebeu o nome de ´TED Prize´.

E como não poderia ser, o Brasil também ganhou este ano a sua versão, com o TEDx São Paulo. Antes de entrar no assunto sobre a versão brasileira, é bom explicar que o TEDx trata-se de um programa direcionado à empresas, escolas e outras instituições que queiram organizar seu próprio evento.

O TEDx São Paulo aconteceu no dia 14 de novembro passado, e reuniu pela primeira vez o presidente grupo Santander Brasil, Fabio Colletti Barbosa; Francisca Simões Cavalcanti, Engenheira Agrônoma; Silvio Meira, um dos maiores pesquisadores de engenharia de software no Brasil; e outros grandes nomes que somam 30 grandes pensadores de áreas de conhecimento.

Esse é só um dos diversos eventos mundiais importantes que começam a serem sediados também no Brasil. Mesmo diante de um abismo de indiferenças sociais, o país ganha o reconhecimento e importância no cenário dos grandes acontecimentos internacionais.


Paulo Saldiva, chefe do serviço de patologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP, durante o TEDx SP, falando sobre exclusão e racismo ambiental.


Bill Clinton, na edição de 2007, aceitando o Prêmio TED 2007, e pedindo ajuda para levar cuidados de saúde para o Ruanda – e no resto do mundo.


Ben Dunlap conta a história de Sandor Teszler, um sobrevivente do Holocausto húngaro que lhe ensinou sobre a vida apaixonada e aprendizagem ao longo da vida.

Assista aos vídeos do TED

Assista aos vídeos do TEDx São Paulo*

*Escolha o vídeo por idioma traduzido ou por evento (menu situado à esquerda, última opção)

Anuncios

One thought on “TEDx: a versão brasileira do TED

  1. Boa dia Roberto,

    Estamos preparando o TEDx Sudeste, a versão de nossa região que acontecerá em maio de 2010 no Rio de Janeiro, e terá como tema a colaboração como ferramenta de transformação.
    Já temos confirmados ótimos palestrantes e em breve maiores informações sobre, vocês poderão encontrar em nosso website.

    Esperamos vocês lá !

    http://www.tedx.com.br/sudeste

Los comentarios están cerrados.