20 anos de ISO


Antes de falar sobre o ISO, é bom fazer uma pequena introdução à sigla, com o objetivo de que ninguém fiquei à deriva. Antes de mais nada ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Normalização. Trata-se de uma organização não-governamental fundada em 1947, na cidade de Genebra, na Suiça, e que já se encontra presente em mais de 157 países. A intençao dessa organizaçao é elaborar práticas que uma empresa pode tomar, a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente.

Sua primeira certificação foi em 1989, ou seja, já são 20 anos em que o isso faz a diferença para muitas empresas, entre outras organizações que buscam uma certificação reconhecida mundialmente.

De lá pra cá milhares de empresas conseguiram estampar a marca junto aos seus produtos e serviços. Muitos países possuem seu próprio órgão que certifica a norma, e nessa maré de certificações a China encabeça a lista, com cerca de 210.773 instituições. Não é a toa que o “dragão asiático” vem ganhando cada vez mais destaque na economia mundial, além de manter um nível de crescimento econômico invejável. Claro, não é apenas devido à tal norma, mas acredito que deve ser um fator de peso, diante de um consumidor cada vez mais exigente. É algo pra se pensar.

Anuncios