“Us Now”: um documentário que nos ensina ir além das mídias como a conhecemos


Em tempos onde a mídia social se torna uma das ferramentas centrais (se não a mais importante) na captação de clientes, muitos cursos, palestras, publicações e documentários, entre outros meios de divulgação, têm sido produzidos, e encontrados com muita facilidade na rede.

No meio de tanto conteúdo o documentário Us Now me rouba a atenção. O vídeo criado pela produtora inglesa Banyak aborda a colaboração em massa, generosidade, a influencia da redes socias nos governos mundiais, e claro, cita muitos exemplos de projetos que sao sucesso, como o Zopa, banco em que todos são gerentes.

Em tempos em que a escassez de crédito tem sido um dos piores efeitos da crise financeira mundial o banco britânico traz uma idéia muito simples, porém funcional, ou seja, o dinheiro do investidor (pessoa que empresta) é dividido em diversos empréstimos de forma a reduzir o risco de inadimplência, o resto funciona como um empréstimo normal, nisso tudo o único intermediário é o site que gerencia a operação. Os juros cobrados para o empréstimo de mil euros, por exemplo, nao passa de 4% no fim do período de um ano, taxa que é praticamente inexistente num banco tradicional, ainda mais no Brasil, onde as instituiçcoes financeiras cobram um absurdo. No entanto, segundo a legislaçao brasileira o banco inglês nao pode operar em solo brasileiro, por ser considerado uma trasaçao semelhante à agiotagem.

Outro caso abordado no documentário é o Ebbsfleet United, clube de futebol comandado pelos próprios fãs, fundado em 1946 e que hoje está na 5ª divisão. Ficou mundialmente conhecido quando foi noticiado que, estando à beira da falência, diante da situaçao acabou abrindo seu capital para todos, através da rede, posibilitando que os próprios torcedores adquirissem uma açoes pelo preço unitário de 35 libras esterlinas. Enfim, o documentário foca nos projetos e propõe questões e sugestões, ao invés de ficarmos apenas submetidos a redes sociais tradicionais, como Flickr, Facebook, etc.

Assista ao documentário:
Vodpod videos no longer available.

more about "untitled", posted with vodpod

Leia mais sobre o Zopa

Anuncios