Acervo Digital Veja: consulta gratuíta à todo o conteúdo publicado pela revista Veja


Veja
Interface da página de consulta das edições on-line.

Mesmo rodeado de tantos recursos online, como comunicação com pessoas, educação a distância, entretenimento, notícias em tempo real, entre outras maravilhas que a internet nos trouxe, ainda sim um número devastador, por escolha ou necessidade mesmo, por ser a única opção, ainda lê os respeitados jornais e revistas impressas, que em muitos casos possui uma maior credibilidade, com relação a muitas mídias digitais.

Um marco da publicação editorial, mesmo tendo grandes rivais nos tempos de hoje, é revista Veja, que está disponível nas bancas, e outros diversos pontos de venda pelo país e pelo mundo. Nos lugares onde sua versão impressa não chega há a opção de assinar a versa-o online.

Veja 2
Equipe da revista reunida em 1968, no parque gráfico da Editora Abril.

No dia 11 de setembro de 1968 (coincidentemente no dia e mês do atentado terrorista aos EUA, em 2001) chega às mãos do publico brasileiro a primeira edição da maior publicação semanal até hoje. Um ano depois o homem estava colocando os pés na lua.

Na seção Carta ao Leitor, o então fundador da Editora Abril, Victor Civita, e naquela época editor e diretor da Veja, cita um dos objetivos claros da publicação, ou seja, que queria (e conseguiu) ser a grande revista semanal de informação de todos os brasileiros.

O então Roberto Civita, filho de Victor, era diretor de publicações quando a revista iniciou as operações. Atualmente Roberto é presidente do Grupo Abril. Vale lembrar também que Victor Civita não fundou a Veja sozinho, contanto com a colaboração de outro grande jornalista, Mino Carta.

A revista é dona de uma tiragem invejável, superando 1 milhão de exemplares em cada tiragem, e com isso se tornou a quarta maior publicação do globo, só perdendo pras americanas Time, Newsweek e U.S. News & World Report.

Todas as edições foram digitalidadas e estão disponíveis para consulta, na íntegra, formando mais de 350 mil páginas. A interface gráfica é bem simples e funcional, possibilitando enviar por email sugestão de matéria para um amigo, de qualquer conteúdo, podendo também filtrar pesquisas por artigo ou temas específicos.

Embora esse projeto Acervo Digital Veja não seja novo, o resultado da parceria entre a Abril e a Digital Pages, empresa que está por trás de toda a estruturação e digitalização das mais de 2 mil edições, é algo pra se tirar o chapéu, já que diante de um mundo que vende cada vez mais a informação que produz, uma revista tao importante colocar todo seu conteúdo para consulta pública é algo realmente fantástico.

Veja 1
Capa de 11 de setembro de 1968 e capa de 04 de novembro desse ano, respectivamente.

Anuncios