Todos conectados através da Madrid Network


estiloMesmo sendo uma país tão pequeno, comparado às dimensões geográficas do Brasil, a Espanha também tem seus estados, ou melhor, comunidades autônomas, uma espécie de governo regional que possui autonomia legislativa e competências executivas, ou seja, formas indenpendentes de governar. E entre elas está a Comunidade de Madrid, a mais importante, economicamente falando, e onde está sediado a capital Madrid, cidade que possui pouco mais de 3 milhões de habitantes.

Por seu a regiao mais importante, a Comunidade de Madrid também possui um dos mais ambiciosos projetos de desenvolvimento, batizado de Madri NetWork, criado em maio de 2007, através do IMADE – Instituto para o Desenvolvimento. Com essa iniciativa do governo a comunidade espera se tornar em breve uma das dez regiões mais avançadas do mundo, e para que isso seja alcançado muita coisa está sendo feita. Enfim, o ambicioso projeto foi apresentando para para autoridades, empresários e imprensa oficialmente no dia 30 de Junho passado, no Teatros de Canal.

RedLogoHome

Como parte dos investimentos o setor público irá investir nos próximos 10 anos cerca de 1.2 bilhões de euros e 4.9 bilhões de euros do setor privado. Com isso serão 1.900 novas pesquisas, gerando cerca de 62 mil empregos. A prioridade de todo o projeto é a infraestrutura tecnológica.

Empresas são divididas em clusters(seguindo alguns exemplos já existentes nos EUA e restante da Europa), uma espécie de núcleo tecnológico onde reunem-se empresas, instituições e entidades. Ao todo são seis parque tecnológicos, como o de Tecnogetafe, que reúne entidades voltadas a setores como aeronáutica, aeroespacial e energia.


Propaganda exibida na televisão espanhola.


Trecho da apresentação do Madrid Network, no Teatros del Canal, na capital espanhola.

Anuncios