Hoje vou falar de uma loja que pela primeira impressão que se tem, parece mais uma qualquer, numa rua cheia de outra lojas, no entando é as semelhanças param por aí.
A Endossa faz parte de um conceito ainda pouco difundido no país, que é o dia “loja colaborativa”. À princípio ela trabalha com o sistema de consignação, como o mercado sempre fez, no entando, a comissão que seria cobrada sobre as vendas praticamente foi abolida, muito menos decide por quanto sua mercadoria será vendida.
Mas e aí? O que ela ganha com a insenção da comissão, e o que ela tem a me oferecer? Primeiramente a sua receita parte do aluguel do espaço, que aliás, possui os mais diversificados preços e tamanho para expor seus produtos. Quanto ao que ela pode oferecer, o lugar mantém as mesmas regalias que teria numa loja tradicional, como gestão do pagamento de impostos, vendedores, entre outros itens. A Endossa inova ao trazer para o locatário um acompanhamento on-line das vendas e estoques, e como já falei anteriormente, por uma taxa fixa mensal que varia de acordo com o tamanho do espaço na loja.
Um software também é uma sacada e tanto, que além de não exigir download de qualquer arquivo para funcionar, após login, senha o mesmo dá acesso a ferramentas valiosas de administração, tanto do produto, quanto do espaço. Outra coisa interessante é que ele está em constante evolução, ou seja, à medida que surgem novas necessidades, novos módulos vão sendo adicionados.
A loja acabou criando uma espécie de comunidade de marcas, onde é possível associar uma e outra como “marca amiga”, o que acaba diferenciando ainda mais de outras lojas.
Na opção “alugue”, do site, dá pra se ter uma noção dos tamanhos dos espaços, ou melhor dizendo, das caixas disponíveis, e de seu preços, e conhecer os cinco passos para entrar na lista de espera. É isso mesmo, lista de espera!
Mesmo com a hipótese de ter que demorar um pouco, muitos artesões, estilistas iniciantes, designers alternativos, músicos independentes, e afins ainda sim fazem questão de expor e vender lá, e é fácil compreender, pois o lugar é bem localizado, ficando numa região da Rua Augusta que atualmente é frequentado pela turma dos descolados, e com um poder maior de compra.
Porém, diante de tantos pontos positivos tem que ter algo que faça com que o expositor não se acomode. Se mesmo depois de três contratos consecutivos, as vendas forem menores que o aluguel, a marca não pode renovar o contrato pra o mesmo espaço por 4 semanas. Com essa medida a loja acaba se moldando ao gosto de quem frequenta. Mais que justo, não?!?
Informações:
Endereço:
Rua Augusta, 1360 – São Paulo
Veja no mapa como chegar!
Horários de funcionamento:
Terça a Quinta: 12:00 às 20:00 / Sexta e Sábado: 12:00 às 22:00 / Domingo: 16:00 às 22:00
Pela net:
No Flickr: www.flickr.com/endossa
No Twitter: www.twitter.com/endossa
No Last.FM: www.lastfm.com.br/user/endossa
E-mail: contato@endossa.com
Site: www.endossa.com
Cara, precisamos nos falar mais…. Aliás seu blog cada dia melhor, morro de inveja… hahahahalogo volto a postar mas não deixo de ler aqui.
Abraço
Ricardo Marcondes