Exemplo de ação viral que não deve ser seguida


Puma

Durante essa semana recebi uma mensagem de e-mail que me levantou suspeita, até porque não continha o nome de quem realmente me enviou, e no mesmo informava que meu blog tinha sido um dos escolhidos para participar de uma campanha de ação de marketing viral, enfim, vou deixar que o próprio conteúdo fale por si só. Assim, e alguns amigos como a Lígia Dutra, também recebeu a tal proposta descabida, enfim, será mesmo a Puma, porque se não é melhor correr atrás do prejuízo, e se for é melhor procurar outros profissionais para promoverem algo desse tipo, aliás, desse tipo não!

A primeira mensagem:

Olá, Roberto!

Visitamos o seu blog (Roberto Sena – https://robertosena.wordpress.com) recentemente e acreditamos que ele seja ideal para uma ação que estamos fazendo junto a nossa marca, uma importante marca mundial de vestuário que possui em sua essência conceitos de moda, fashion, design, comportamento, atitude…

Nosso objetivo é divulgar o lançamento aqui no Brasil de um dos nossos mais novos produtos mundiais. Trata-se de um produto com um diferencial bem bacana, o qual apenas alguns blogs – entre eles o seu – terão a oportunidade de divulgar esse lançamento em primeira mão; seus leitores saberão primeiro dessa grande novidade a partir de você!!!

Para esse nosso primeiro contato, gostaríamos de saber se há interesse da sua parte em colaborar conosco, havendo interesse, poderemos falar quem somos e o produto que estamos lançando; espero que entenda que por ser um lançamento previsto para a 2ª quinzena de Agosto, nesse primeiro contato ainda não podemos revelar a marca do nosso produto, mas – repito – havendo interesse seu em participar da ação em nosso 2º contato, vamos contar tudo!!!

A idéia é muito simples:
Enviaremos um release e uma foto do nosso produto para seu conhecimento. Você terá a liberdade total de escrever o post da forma como você está acostumado a escrever periodicamente em seu blog.

O objetivo é levar seus leitores para o hotsite do produto, onde eles (e você também, claro) poderão participar do concurso cultural, responder a uma pergunta e concorrer a diversos prêmios da marca.

O que precisaremos depois do seu post publicado é muito simples: apenas uma imagem (print sreen) do Google Analytics (ou qualquer outro mensurador de clicks que você utilize) nos mostrando quantos acessos tiveram no seu blog no dia em que você publicou o post sobre o produto.

E porque precisamos disso?
Porque queremos recompensar você por ter nos ajudado nessa ação da seguinte forma: Os 10 blogueiros que levarem mais acesso ao hotsite da marca ganharam produtos da marca como tênis, camisetas, bonés… e para isso vale que vocês divulguem o seu blog com o post em seus perfis e comunidades no Orkut, Facebook, Twitter, MySpace, Hi-5, Digg entre outras! Quanto mais pessoas vierem do seu blog para nosso hotsite, mais chances vocês tem de ganhar produtos da nossa marca altamente antenada com a moda atual!

Participando conosco, além de você dar em primeira mão uma notícia sobre um lançamento de um produto bem legal, de ter a oportunidade de elevar os acessos ao seu site pela busca por palavras-chave da marca e produto, você ainda pode ganhar prêmios bem interessantes, além de ter seu nome ligado a nós!

E ai, vamos fazer parte do mesmo time?

Entre em contato comigo:
Renata – acaoviralpl09@gmail.com para iniciarmos essa parceria.

Minha resposta:

Olá Renata!

Fico feliz que tenha gostado do perfil do blog que mantenho com meu nome. Gostaria sim de participar, no entanto não costumo revelar minhas estatísticas, e entendo que sem isso não poderei ser recompensado, não costumo atuar dessa forma, pois considero, pelo menos ao meu ponto de vista, como se fosse algo vendido, no entanto teria o maior prazer de conhecer o produto, e logicamente divulgar o mesmo, deixando a recompensa de lado, portanto se ainda houver interesse estou a sua disposição!

Resposta à minha mensagem:

Roberto:

Ficamos muito felizes com o seu aceite para a nossa campanha. Agora vamos começar a trabalhar?

Primeiramente, vamos falar do que se trata, certo?

Estamos falando da marca PUMA, uma das maiores marcas esportivas do mundo, com anos de tradição. A marca tem em seu DNA os conceitos de moda, beleza, estilo, cultura e esporte. PUMA é uma marca que “faz tendências”. Ela é uma marca cool, moderna e diferenciada.

Nos Estados Unidos foi lançado um tênis chamado Puma Lift.

Esse tênis tem como diferencial ser o tênis mais leve do mundo, pesando algo em torno de 150 gramas… Um tênis como esse não pode ser lançado apenas com a “mídia tradicional”. PUMA não é tradicional, ela é uma marca diferenciada! Por isso, estamos usando uma campanha em Mídias Sociais, onde pensamos em falar com os principais blogs do Brasil, para que esses possam divulgar esse lançamento.

A mecânica será muito simples.

Vamos lhe enviar um release e uma foto do produto.

Você terá – como já lhe foi dito – liberdade TOTAL para escrever o post da maneira que você está acostumado. O seu objetivo é fazer com que mais pessoas acessem seu blog e do seu blog eles cliquem no link para ir ao hotsite promocional (www.pumalift.com.br – que entra no ar em 17 de Agosto).

Por isso, assim que você publicar o post, comece a divulgar no seu Twitter, Orkut, Facebook, Del.icio.us, Digg, Hi-5, YahooMeme… Quanto mais clicks no seu blog, mais clicks para o nosso hotsite!

E como vamos trabalhar?

Para nós termos um controle faremos um cronograma de datas, sendo assim, nós vamos lhe enviar uma data para que você publique o post, entretanto você pode aceitar ou não essa data. Não vamos interferir na periodicidade dos seus posts, será apenas um controle nosso que você pode optar em aderir ou não.

E quando começamos a trabalhar?

O lançamento será dia 17 de agosto, com algumas ações de mídia tradicional e promoções.

Entre os dias 17 de agosto e 04 de setembro, todos os blogs estarão publicando posts.

Agradecemos mais uma vez a sua participação!!!

Atenciosamente

Equipe PUMA.

Minha segunda resposta:

Olá!

Vocês só podem estar brincando comigo, fala a verdade vai…escrever sobre um produto que sequer toquei, por acaso vão me enviar um exemplar? Caso a resposta seja um “não”, pode selecionar outro blogueiro. Ficarei grato.

Atenciosamente,

Roberto Sena

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8 thoughts on “Exemplo de ação viral que não deve ser seguida

  1. Bem ético você, hein.
    Aceita a campanha e depois publica no blog tirando um sarro…. até a sua amiga Lígia deu direito de resposta para o pessoal da Puma… é por isso que blogueiro não é levado a sério, por atitudes como essa.

  2. É, se não uma campanha #fail, pelo menos esdrúxula.
    Não há como falar de um produto sem conhecer o mesmo e não é um release e uma foto que vão mensurar a qualidade deste. Talvez a forma de abordagem tenha sido falha no intuito de alavancar post’s em blogs. Realmente enxergaram blogueiros como adolescentes com tempo ocioso pra postar qualquer coisa com intuito de ganhar um ‘brindezinho’.
    Não há necessidade de galgar post’s sobre algo oferecendo metas e possíveis brindes como contrapeso. Se tivessem enviado o release e a foto apresentando o produto, aposto que muitos blogueiros teriam usado a novidade do mesmo pra falar sobre ele (em seu nicho, claro!). Como disse a e-commerce girl, trata-se de alguém que ACHA que entende de midias sociais. Culpa dele? Não! Culpa da empresa que quis economizar na ação. Ele um dia aprende…já a empresa.

  3. Já falei pra Ligia o que aconteceu.
    Não tem agencia nenhuma por tras… tem uma pessoa que eles contraram que acha que entende de midias sociais.

    As empresas de material esportivo tem uma cabeça fabril esquisita, e acham que blogueiro é adolescente com tempo de sobra ( e isso eu ouvi pessoalmente)

    Vai um bonézinho ai?? ridiculo não é?
    Aguarde a mesma atuação para Fila, Umbro e Tryon ( mesma fabrica, mesma cabeça ) isso se eles conseguirem levantar o e-commerce ainda esse ano!
    Abraço.

  4. Q doidera é essa?
    Q estilo de marketing mais estranho, não? No mínimo, estranho.
    Fizeste bem em agir desta forma.
    Um abraço
    Rute

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